sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tecnologia Assistiva na Escola Inclusiva


Informática na Educação Especial


Eromi Izabel Hummel
Célia Regina Vitaliano

A utilização da informática tem contribuído significativamente para o processo educativo, principalmente em favor dos alunos com NEE, pelo fato de ampliar as capacidades intelectuais dos alunos portadores de deficiência física, aumentando as suas capacidades motoras. “Com o computador, o aluno especial poderá manipular e receber de modo mais rápido e dinâmico material escrito e numérico” (CYSNEIROS apud ALMEIDA, 2002, p. 19).
Valente (2001, p.31) acrescenta que o computador “permite o desenvolvimento de produtos que têm uma assinatura intelectual, porque feitos com o conhecimento de que o aprendiz dispõe, com seu estilo e criatividade”.
Damasceno e Galvão Filho (2005) dizem que o computador oferece diferentes recursos de acessibilidade, as quais podem ser compreendidos como instrumentos que permitem às pessoas com NEE participarem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, com restrições mínimas possíveis propiciando-lhes a inclusão nos mais diversos contextos sociais. Estes recursos são classificados como categorias: físicas ou órteses, de hardwares e softwares especiais de acessibilidade.
As Adaptações físicas ou de órteses: são os aparelhos ou adaptações fixadas no corpo do aluno para que ele interaja com o computador. Tais adaptações, como as feitas em mesas e cadeiras, geralmente são necessárias, antes mesmo que o aluno utilize o computador para que ele possa sentir-se confortável durante o processo de aprendizagem e manuseio do equipamento. 

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