Informática na Educação Especial
Eromi Izabel Hummel
Célia Regina Vitaliano
A utilização da informática tem contribuído
significativamente para o processo educativo, principalmente em favor dos
alunos com NEE, pelo fato de ampliar as capacidades intelectuais dos alunos
portadores de deficiência física, aumentando as suas capacidades motoras. “Com
o computador, o aluno especial poderá manipular e receber de modo mais rápido e
dinâmico material escrito e numérico” (CYSNEIROS apud ALMEIDA, 2002, p. 19).
Valente (2001, p.31) acrescenta que o computador
“permite o desenvolvimento de produtos que têm uma assinatura intelectual,
porque feitos com o conhecimento de que o aprendiz dispõe, com seu estilo e
criatividade”.
Damasceno e Galvão Filho (2005) dizem que o computador
oferece diferentes recursos de acessibilidade, as quais podem ser compreendidos
como instrumentos que permitem às
pessoas com NEE participarem de atividades que incluem o uso de produtos,
serviços e informação, com restrições mínimas possíveis propiciando-lhes a
inclusão nos mais diversos contextos sociais. Estes recursos são classificados
como categorias: físicas ou órteses, de hardwares e softwares especiais de acessibilidade.
As Adaptações físicas
ou de órteses: são os aparelhos ou adaptações fixadas no
corpo do aluno para que ele interaja com o computador. Tais adaptações, como as
feitas em mesas e cadeiras, geralmente são necessárias, antes mesmo que o aluno
utilize o computador para que ele possa sentir-se confortável durante o
processo de aprendizagem e manuseio do equipamento.
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